Instituto Estadual de Florestas do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

CBMAP forma especialistas em combate a incêndio florestal

23/10/2017 - 08:17
Foto: Sem Autor

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá (CBMAP) realizou na noite desta sexta-feira, 20, a formatura do 1º Curso de Prevenção e Combate a Incêndio na Amazônia (CPCIFA). A solenidade ocorreu no Estádio Olímpico Zerão e contou com a presença de autoridades, familiares e amigos dos formandos.

A Corporação passa a contar agora com um grupo de elite composto por 12 homens para trabalhar na prevenção e contenção de focos de queimadas. Para fazer parte do CPCIFA, os militares do Corpo de Bombeiros do Amapá, Pará e Exército Brasileiro, passaram por um rigoroso teste físico e psicológico. Durante um mês foram treinados para enfrentar diversos tipos de incidentes de natureza ambiental, em especial os que envolvem incêndios em vegetação.

A capacitação faz parte de um planejamento operacional da corporação batizado de “Operação Amapá Verde”, que foi formatado devido a época de estiagem e visa combater a incêndios em vegetação. Essa guarnição extra vai atender especificamente esse tipo de ocorrência. 

Para o comandante Geral do CBMAP, coronel Wagner Coelho, a formação de especialistas nessa área é uma conquista.

“Esse curso é um desafio de muitos anos atrás. O Amapá era um dos únicos estados que não proporcionava essa capacitação aos nossos homens. Mas agora nós conseguimos fazer parte da Amazônia Legal quanto corporação que forma especialistas na área de combate e prevenção a incêndios, e que serão multiplicadores desses conhecimentos”, comemora o comandante, que fez a mesma especialização em Belém do Pará.

O capitão Eder Prado, do CBMAP, foi o 1º da capacitação. “Foram 33 dias de muito aprendizado. Nossa principal missão é a prevenção. Precisamos também conscientizar a população, que é nossa principal aliada para esse trabalho, além do combate indireto e direto com as novas técnicas”, afirmou.

Segundo o último estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgado em abril deste ano, pelo quinto ano consecutivo o Amapá figurou como o Estado amazônico que mais preserva a floresta nativa. Os dados são relativos ao ano de 2016, quando o Amapá desmatou 24 quilômetros quadrados.

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Ericláudio Alencar, que representou o governador Waldez Góes na solenidade, o desafio agora é manter o posto de estado que mais conserva a cobertura vegetal. “Nós precisamos preservar a Amazônia, desenvolvê-la com inteligência. Atualmente 25 milhões de brasileiros vivem aqui que precisam dos frutos dessa riqueza”, pontuou.

Entrega de equipamentos

Na ocasião também foram entregues duas novas viaturas à corporação, adquiridas através de emenda parlamentar do deputado federal Vinícius Gurgel, no valor de R$ 300 mil, juntamente com a contrapartida do estado no valor de R$ 19 mil.

O CBMAP também recebeu da Força Nacional através do Ministério da Defesa, mais três viaturas, sendo duas pick-ups e uma ambulância, além de materiais de salvamento compostos por mochilões; redes de selva; kits de alimentos; pás; macas; pranchas de madeira e de fibra; mosquetões, serras sabre; talas; aspirador médico portátil; equipamentos autônomos de respiração; desencarcerador e barracas de acampamento individual. Equipamentos que irão auxiliar na demanda operacional da corporação, conferindo redução de tempo resposta e mais segurança, tanto para a guarnição, quanto para a população.

As pick-ups serão empregadas nos serviços de prevenção e operacional do Centro de Atividades Técnicas no 2º GBM, localizado no bairro São Lázaro e no 8º GBM, em Vitória do Jari. A ambulância será empregada no Centro de Saúde do CBMAP/CSAU. Os materiais serão disponibilizados para os grupamentos de acordo com a necessidade de cada um.

Fonte: amapa.gov.br


Instituto Estadual de Florestas do Amapá - IEF
Av. Procópio Rola, 675 - Centro. Fone: (96) 3131-2650 Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá