Instituto Estadual de Florestas do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Instituições debatem estruturação da ‘rota do açaí’ no Amapá

09/11/2017 - 08:53
Foto: Sem Autor

A produção de açaí do estado será inserida no Programa Rotas de Integração Nacional, do Ministério da Integração, que apoia segmentos produtivos em todo o país. No Amapá o programa vai beneficiar cerca de três mil famílias produtoras do fruto. Em reunião ocorrida na tarde de terça-feira, 7, a equipe do governo do Estado, juntamente com a representante do Ministério da Integração Nacional, Aline Fagundes, apresentaram o projeto a instituições parceiras e destacaram a importância do programa para o desenvolvimento econômico do Amapá.

Durante o encontro foram definidas ações para a execução da segunda etapa do processo.  Inicialmente foram feitas visitas às comunidades, assentamentos, cooperativas e empresas, onde foram ouvidos os atores principais, que são os produtores. A parir dessas informações será montado um banco de dados, que irá conduzir as próximas ações da equipe de trabalho.

“A partir da análise que fazemos, é possível detectar os pontos fortes, fracos, os gargalos, as ameaças e outras informações. A partir daí, conseguimos identificar os principais problemas para que possamos intervir naqueles, cujas demandas são prioritárias, e em muitos casos, não carecem de recursos orçamentários, apenas articulação institucional”, esclareceu Fagundes.

Para o chefe de tecnologia da Embrapa, Cláudio Carvalho, a discussão é muito importante, pois o Amapá é um forte produtor de açaí do Brasil, e com a cadeia estruturada, melhora a economia do Estado, onde a participação do açaí é de apenas 1%. “É muito salutar que todos nós sejamos envolvidos neste processo, cada instituição tem um trabalho voltado para o açaí, seja na pesquisa, seja no fomento ou no treinamento, então, ajudar a estruturar a cadeia vai melhorar muito o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, onde poderemos chegar até a 5%, pois, matéria-prima tem em abundância”, disse Carvalho.

Como ação da segunda etapa de execução do Programa Rota do Açaí, acontecerá no dia 01 de dezembro uma oficina para elaboração de uma matriz de planejamento, com os conselheiros da Câmara Setorial de Produção de Alimentos do Amapá, visando convergir esforços e evitar sobreposição de ações.

“Precisamos alinhar as ações do programa com as ações da Câmara Setorial de Produção de Alimentos, pois assim, priorizamos todos os eixos principais e garantiremos o fortalecimento do setor”, destacou o vice-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Joselito Abrantes

No Brasil, existem atualmente cinco rotas: a do Carneiro, que beneficia moradores do semiárido nordestino; a da Fruta, com forte atuação também no norte e sul do país; a do Peixe, a do Mel e do Açaí. Desde 2012 o governo federal já investiu R$ 299 milhões em projetos de inclusão produtiva, executados em parceria com os governos estaduais, órgãos vinculados ao Ministério, Universidades, entre outros.

Fonte: amapa.gov.br


Instituto Estadual de Florestas do Amapá - IEF
Av. Procópio Rola, 675 - Centro. Fone: (96) 3131-2650 Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá