Instituto Estadual de Florestas do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Produtores de castanha compartilham experiências na Reserva Extrativista do Rio Cajari

21/11/2017 - 08:36
Foto: Sem Autor

A Reserva Extrativista do Rio Cajari, na zona rural do município de Laranjal do Jari, recebeu durante essa semana uma ação do eixo de Agroecologia, do Projeto Floresta Alimentando o Ar (FAA), coordenado pelo Instituto de Florestas do Amapá (IEF). O Intercâmbio de Boas Práticas para o manejo da castanha do Brasil tem como objetivo disseminar o conhecimento e a troca de experiências entre os produtores da região e de outros municípios.

A técnica em Extensão Rural do IEF, Mayda Vasconcelos, explicou essa ação é formada por vários técnicos que em conjunto vão auxiliar os produtores com serviços de assistência técnica e extensão florestal. Segundo ela, estão participando dessa ação também produtores da bacia do alto Rio Araguari, localizada no centro-oeste do Estado, que abrange uma parte dos municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari e Serra Navio.

“A nossa missão é mostrar para essas pessoas que eles podem utilizar atividades técnicas de manejo florestal sustentável e produção sustentável sem a necessidade de mudar ou trocar a sua forma de trabalho. Nossa equipe ficará na comunidade durante uma semana desenvolvendo palestras e debates com todos os produtores”, destacou Mayda.

O diretor-presidente do IEF, Marcos Tenório, participou da abertura do evento que ocorreu na comunidade do Marinho, em Laranjal do Jari, e destacou a importância da troca de experiências entre os produtores. “Existem mais de setenta e um mil castanheiras em produção na região sul do Amapá e esse intercâmbio vai beneficiar diretamente as famílias que tem a extração da castanha-do-brasil como principal fonte de renda além de outros produtores que usam outras matérias-primas existentes na nossa região”, completou Tenório.

O membro da Associação Agroextrativistas Ribeirinhos do Rio Araguari - Bom Sucesso, Gabriel Tavares, aprovou o projeto e disse que vai disseminar o que aprendeu na comunidade onde mora. “Nós aprendemos a trabalhar com manejo florestal sustentável e utilizar a agroecologia nas nossas atividades. Vamos repassar o que aprendemos aos nossos familiares e amigos”, finalizou.

Projeto FAA

O projeto FAA faz parte do convênio Governança Florestal do Estado do Amapá - GFAP (Nº 002/2016), em cumprimento à compensação ambiental dos empreendimentos da Empresa de Energia Cachoeira Caldeirão S.A., que busca a continuidade e ampliação da Assistência Técnica e Extensão Florestal às famílias produtoras rurais residentes da bacia do alto Rio Araguari.

Fonte: amapa.gov.br


Instituto Estadual de Florestas do Amapá - IEF
Av. Procópio Rola, 675 - Centro. Fone: (96) 3131-2650 Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá