Instituto Estadual de Florestas do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
REED + Flota

Os sistemas ecológicos formam o sistema de apoio vital para a vida na terra em todas as escalas hierárquicas, inclusive para as atividades econômicas. No entanto, a capacidade de suporte dos ecossistemas na produção de recursos renováveis e serviços ambientais só recentemente começaram a receber atenção. Tais serviços se traduzem hoje como as funções do ecossistema que apoiam, protegem ou afetam as atividades e o bem-estar humano e o pagamento por esses serviços têm o potencial de promover o uso do solo de forma sustentável.

A perda da cobertura florestal dos países tropicais, nas ultimas décadas tem causado um grande impacto sobre a biodiversidade e a integridade ecológica dos ecossistemas e consequentemente uma redução da oferta de seus serviços ambientais. Apesar de sua grande importância na vida das populações, as funções destes serviços na vida de todos os seres vivos, em geral, não são bem compreendidas, e por isso terminam sendo ignorados ou sub valorados na criação de políticas de desenvolvimento ou nos processos de tomadas de decisões relacionados com a conservação e proteção destes ecossistemas especialmente no nível local.

Para mudar o cenário atual será necessário dar o devido valor a estas florestas, não somente pelo papel na mitigação dos efeitos negativos da mudança climática, mas também pelos efeitos na economia local e global, com a produção e comercialização de seus produtos sob parâmetros de sustentabilidade e valoração dos serviços ambientais fornecidos por estas.

O Brasil tem a segunda maior área de florestas do mundo, as quais abrigam a maior diversidade biológica do planeta, imensos estoques de carbono e contribuem de maneira notável para a conservação dos recursos hídricos. Dentre estas florestas está a Floresta Estadual do Amapá - FLOTA/AP com uma área de 2.369.400 há dividida em quatro módulos. Devido à grande extensão das florestas estaduais do Amapá, seu estado deconservação e as políticas de conservação deste, estas possuem um grande potencial para fornecer produtos e serviços ambientais no mercado interno e externo.

A área do módulo 4 da FLOTA-AP encontra-se estabelecida dentro da área de fronteira com a Guiana Francesa e compõe junto com o Parque Nacional do Tumucumaque quase 46% de áreas protegidas do estado. A política de desenvolvimento atual do estado está bastante direcionado ao movimento desenvolvimentista na divisa com a Guiana Francesa que resultará em ações que modificarão o cenário atual de pressão sob os recursos naturais da região, principalmente nas áreas com melhoria da infraestrutura viária. Por outro lado, o fato destas florestas estarem localizadas na faixa de fronteira seus benefícios poderão ser acessados por outros países, face à localização da área em região que permite uma ligação com a Europa e consequentemente com os estados europeus, propiciado pela maior movimentação de produtos e criação dos novos acessos.

Objetivo:

Este projeto tem por finalidade a construção de cenários de desenvolvimento sustentável para a área de estudo, e ajustar metodologias para o diagnóstico e valoração dos serviços ambientais na Região Amazônica tendo como exemplo o módulo 4 da FLOTA/ AP.

Importância do Projeto para o IEF/ AP

A participação do IEF/ AP enquanto instituição parceira deste projeto permitirá ao Instituto obter informações importantes que subsidiarão os estudospara o Projeto de Elaboração do Plano de Manejo da Flota/AP, bem como outras ações de competência de ambascoordenadorias CARF e CTF, como: uso do solo na região do módulo 4 da Flota/ AP; definição das aptidões das comunidades residentes na área e seu entorno; conhecimento a cerca da ocorrência de fauna e a relação das comunidades com a mesma, detalhamento da cobertura vegetal na região, entre outras.

Período de Execução:

Julho de 2010 a Julho de 2013

Equipe:

Líder do projeto - EMBRAPA AMAPÁ

Parceiros: IEF/ AP; IEPA; UNIFAP; INPA; E MPGE

Colaboração: INCRA; MDA; EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL (CPATU).

Instituto Estadual de Florestas do Amapá - IEF
Av. Procópio Rola, 675 - Centro. Fone: (96) 3131-2650 Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá